sábado, 10 de abril de 2010

Mensagem Oficial do MNBD/OABB

Prezados(as) colegas do MNBD/OABB :

Inicialmente, sempre que receberem uma mensagem via email do nosso movimento, ela estará identificada como "Mensagem Oficial do MNBD/OABB".
Há necessidade de destacar tal diferença, pois há mensagens esdrúxulas com a assinatura do MNBD. Já houve mensagem propondo ações inexistentes (litisconsórcio em ação extraordinária), fazendo política corporativa e indicando candidato ou denegrindo candidato à OAB, encampando campanha “Mãos Limpas” e enaltecendo “Fora Arruda”, isto para citar as mais recentes...
Agora uma mensagem pregando uma “Revolução” nos moldes de 1.964 gerou uma avalanche de respostas contrárias e gerou ainda mais confusão entre todos os colegas.
Neste diapasão, criou-se necessidade de explanarmos sobre as dissidências existentes e deixarmos claro as diferenças e o que acontece.
Há duas dissidências, originárias do nosso MNBD Nacional (falo sobre as dissidências em um dos vídeos postados no YouTube): Uma no RJ que assina como "células autônomas do MNBD" e outra no RS que assina só "MNBD". O link no YouTube sobre as dissidências é:
http://www.youtube.com/watch?v=tLMD4VVx20g


AS DISSIDÊNCIAS E SUAS DIFERENÇAS COM O MNBD/OABB
CARIOCA:
A dissidência carioca, é um grupo de pai, filho (ex-presidentes do MNBD/OABB no RJ) e poucos colegas, que saiu do nosso movimento porque a proposta deles era de partir para a briga com tudo e com todos: Políticos,jornalistas e pessoas a favor do exame, além de quererem abraçar tudo o que eles "acham correto". Assim eles apóiam o movimento "mãos limpas" na política, o "fora Arruda", e outros assuntos políticos e sociais. O atual email pregando uma nova revolução é deles também. Eles sempre indicam um site mnbdrj.ning.com ou algo assim.
Eles deixaram do nosso movimento antes da aprovação do estatuto, pois o mesmo define que qualquer manifestação nos estados deve ser tomada por colegiado local e, se o tema for de repercussão nacional, decisão do nosso colégio de líderes (presidentes e membros das chapas estaduais) e dos líderes nacionais. Como eles queriam liberdade para protestar, saíram do nosso grupo do RJ, sendo que os demais colegas seguem conosco.
Importante destacar que o afastamento se deu entre o MNBD carioca, com os colegas em geral pressionando para que Ricardo e Fábio Pinto parassem de usar os espaços (blog, site,etc) do MNBD para atacar políticos, jornalistas e dirigentes da OAB RJ e passassem a divulgar temas de interesse dos bacharéis. Ambos não chegaram nem a participar da assembléia para votação do nosso Estatuto. Com a retirada de pai e filho, os colegas cariocas fizeram nova assembléia, novo estatuto e seguem organizados.

GAÚCHA:
A dissidência gaúcha é movida pelo ex-presidente estadual Itacir Flores e o ex-coordenador nacional Emerson Rodrigues. Emerson chegou a ser votado para ser presidente nacional, ambos discordaram do estatuto também e saíram do grupo. É por esta razão que eu assino a maioria dos nossos documentos como presidente nacional em exercício, pois eu estava como vice-presidente e com a saída do Emerson, tive de assumir a direção até a próxima votação.
Ambos saíram, pois o interesse dos dois é buscar dividendos políticos pessoais usando o movimento e os colegas. Emerson queria se candidatar a deputado federal e Itacir usar o movimento para eleger alguém, já que ele tem vocação para trabalhar nos bastidores como assessor político. Quando propusemos o Estatuto - e este determina que colegas políticos tem de se desincompatibilizar de cargos do MNBD ao serem inscritos como candidatos a qualquer cargo eletivo e que o MNBD é supra partidário e laico - os dois não concordaram, tentaram mudar, foram votos vencidos e abandonaram nosso grupo.
Não devem ser eles que lhe mandam emails sobre militares... No grupo deles, porém, há um gaúcho de nome Ximenes, que assina como oficial paraquedista do Exército e que adora uma briga paralela. Aí, pode ser que seja ele que lhe enviou, usando o nome do MNBD.
Para finalizar, destaco que ambas as dissidências - Células e MNBD "cover" - estão sendo acionadas judicialmente por uso indevido de nossa sigla.
Nós temos CNPJ, Estatuto e Atas registradas, e para não deixar dúvidas com os colegas, envio em anexo nosso Estatuto e as Atas registradas, assim como cópia do nosso CNPJ (ah, em data posterior - 6 meses de diferença - o grupo do RS também tirou CNPJ... Eles não conhecem o Princípio da Anterioridade administrativa....) para que os colegas confiram o que lhe falei.
Há uma terceira dissidência, que sempre agiu de maneira correta e democrática. Ela também é originária no Rio Grande do Sul, o MBBAD, que é presidido pelo colega Júlio Velho. Eles apenas tem um caminho alternativo, mas são tão democratas e respeitosos como nós e tem o nosso mais respeitoso apoio.
Reiterando, tenham sempre a certeza de que, mensagem nossa, via email, sempre vai como "Mensagem Oficial do MNBD/OABB".
As mensagens colocadas em nossas comunidades Orkut nunca indicam sites, até porque o MNBD/OABB não tem um site nacional por falta de recursos próprios para montagem e manutenção. No Estatuto que encaminho, os colegas lerão que nós nunca cobraremos mensalidade e tudo o que fazemos, fazemos com dinheiro do próprio bolso, fazemos o que podemos de forma gratuita, isto por que a nossa classe é a mais espoliada dos níveis superiores, com 5 anos de faculdade e após, sem poder trabalhar, ainda arcar com pagamento de cursinhos, livros e taxas de matrícula em exames, tudo com valores escorchantes.
Apenas para reafirmar: Nossa posição é contra o exame de ordem ser aplicado pela OAB.
Não somos contra exames a serem aplicados pelo MEC na fase acadêmica, não somos contra a instituição OAB e sim contra seus líderes atuais que desrespeitam a CF e não atacamos nenhuma pessoa contrária a nossas posições, pois somos um movimento democrata e que sabe conviver em pluralidade, respeitar opiniões contrárias e agir civilizadamente.
Fazemos valer nosso estatuto que não é peça de decoração, nossas decisões são tomadas em colegiado e nunca individualmente, nosso assunto é apenas e tão somente o exame de ordem, nossa maneira de lutar é através de ações na Justiça, persuasão no Congresso Nacional e ações sociais voltadas a apoiar nossos colegas bacharéis em Direito.
Para finalizar, gostaria de ressaltar que qualquer dúvida pode ser tirada diretamente comigo ou com qualquer de nossos presidentes que estão listados em material que envio a cada colega que me contata.
Ficamos sempre a disposição dos colegas.
Reynaldo Arantes
fones (11) 8832-1277 e/ou (18) 8127-2220
Emails: pres.mnbd.brasil@gmail.com e/ou exameimoral@uol.com.br
Comunidades Orkut: "Vamos acabar c/exame de ordem" - "Não aguento + a injusta OAB", “MNBD São Paulo” e outras listadas umas às outras.
Sites: www.mnbdsp.xpg.com.br e outros(lista no site citado)
Blogs: http://mnbddf.blogspot.com e outros (lista no blog)

Nenhum comentário: