quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Investigação de fraude em Exame da OAB-SP termina ainda este ano, diz PF

A Polícia Federal espera concluir a investigação sobre a fraude no 134º Exame de Ordem da seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ainda esse ano. O superintendente da PF em São Paulo, Jaber Saadi, afirmou que o inquérito solicitado nesta segunda-feira (10/12) pela OAB-SP já foi instaurado e que será presidido pelo delegado Pellegrini.

“Espero antes do final do ano uma solução para este inquérito”, diz. Para Saadi existe uma quadrilha atuando neste segmento de concursos públicos. “Certamente nenhuma hipótese está descartada. Todas as possibilidades vão ser investigadas”, garantiu.

Nesta terça-feira (11/12), o presidente da Ordem, Luiz Flávio Borges D’Urso, entregou pessoalmente a Saadi um complemento das questões repassadas pelo promotor de São Sebastião da Grama, Ernani de Menezes Vilhena Junior, ao procurador geral de Justiça, Rodrigo Pinho. Este, por sua vez, encaminhou o material ao presidente da Ordem, desencadeando a suspensão da prova do Exame, que aconteceria no último domingo.

D’Urso negou que o vazamento tenha ocorrido dentro da OAB. “Temos elementos fundamentais para a investigação, como as cópias das duas páginas com perguntas do número 19 a 30 está impressa no formato gráfico oficial. Portanto, o vazamento se deu no momento da produção e não na OAB-SP, que seleciona as questões a partir de um banco de perguntas e entrega à Vunesp, responsável pela formatação gráfica, reprodução, condicionamento em envelopes lacrados, guarda e distribuição das provas aos 28 locais de aplicação do Exame”, disse

D’Urso também afirmou desconhecer detalhes da logística adotada pela Fundação. O presidente da seccional paulista esclareceu que quando as perguntas chegaram no sábado por e-mail, elas tinham sido digitadas pelo promotor, mas que só na última segunda recebeu do MPF o elemento probatório da prova física - a prova impressa, que o promotor de São Sebastião da Grama teria recebido de um professor de cursinho ou de uma aluna.

A Sindicância interna da seccional paulista, presidida pela vice-presidente, Márcia Regina Machado Melaré, também está trabalhando e já ouviu o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Braz Martins Neto, único responsável dentro da OAB-SP pela seleção de perguntas que constam da prova da primeira fase com cem questões.

Fonte: Última Instância


Nenhum comentário: