segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Notícias de Porto Alegre ...MNBD-RS na midia

O santiaguense Itacir Flores virou notícia no Estado ao liderar um movimento contra a prova da OAB -...

O santiaguense Itacir Flores virou notícia no Estado ao liderar um movimento contra a prova da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Ele preside o Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito - MNBD e acirra a discussão nacional a respeito da inconstitucionalidade do exame para o bacharel exercer a profissão de advogado. O MNBD existe há um ano e possui sede em SP e está sendo implantado em todos os Estados. Ele tem por base um projeto no Senado Federal, pretendendo que todos os graduados em Direito possam ser inscritos na OAB e exercer a profissão sem o exame. Itacir esteve na televisão, na Zero Hora e em outros diversos veículos revelando que 15 mil bacharéis prestam o exame a cada ano no RS, mas apenas 35% passam.

Rompendo o silêncio - Depois de 10 anos de silêncio o movimento alega que a insistência da OAB em aplicar uma prova aos bacharéis é inconstitucional. "Não há regulamentação legal sobre ela. O assunto atinge 200 mil bacharéis só no RS, pessoas que não podem trabalhar e exercer a profissão por não ter a carteira da OAB, obtida pelo exame", observa Itacir.

Briga grande - A OAB - RS, por meio do presidente Cláudio Lamanchia, se manifestou dizendo que a briga de Itacir vai ser grande, pois a posição da entidade e de diversos juristas e diretores de universidades é favorável à prova. Alguns defendem ajustes pontuais, mas todos, sem exceção, defendem a sua existência.

Fonte:
http://www.manecocity.com.br/web/modules/news/article.php?storyid=72%20-%2018k%20-

Nenhum comentário: